Escute a Rádio Ipê

Portfólio: Cezar Brites

create with flickr badge.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

O rádio em São Borja: Parte VI - RÁDIO CONTINENTE FM

Texto extraído do livro Memórias Sobre a Imprensa em São Borja, organizado pela Profa. Dra. Cárlida Emerim.

Rádio Continente FM

Em 2002, uma associação composta de 22 pessoas solicitou a concessão de uma outra rádio comunitária para São Borja: era a rádio Continente FM. 

Montada pelo técnico Flinte, ela era sintonizada na freqüência 88.1 e funcionou aproximadamente por um ano. 

A rádio foi uma iniciativa de Mário Aquino (diretor de operações), Wolmer Jardim, diretor de jornalismo e Elenir Terezinha dos Santos, diretora administrativa e financeira. 

A rádio funcionou na casa de Elenir Terezinha, na esquina entre a avenida Cândido Falcão e a rua Coronel Lago. 

“A torre da antena ficava no pátio da casa” lembra Aquino. Segundo ele. a rádio começou a funcionar sem a concessão, mas respaldada por uma liminar judicial. 

“Tocava desde Blues, Jazz até MPB. Só nunca tocamos sertanejo”, lembra Aquino.

Passaram pela rádio alguns colaboradores entre eles o jornalista José Newton Falcão, os radialistas José Antônio Degrazzia e Jota Ataíde Diniz e o locutor Deco Molinos. 

Segundo Aquino, quando a rádio estava completando quase um ano de funcionamento, a liminar foi derrubada por um recurso da Anatel e teve que fechar suas portas. 

Mas esta associação não desistiu e ainda espera a liberação da concessão pelo Ministério das Comunicações.


Alunos/pesquisadores entrevistando Mário Aquino (camisa branca).




Mário Aquino e Deco Almeida

O radialista Mário Aquino iniciou sua carreira no rádio em 1956, aos 14 anos, na cidade de São Francisco de Assis. Em 1959, transferiu-se para São Borja juntamente com sua família e, de forma artesanal, fundou, com os irmãos Hiram Aquino e Mary Azambuja, a rádio Continente AM. Em 2002, criou a rádio Continente FM.


Texto e pesquisa: Cezar Brites, Glaucia Daniela Streck, Lucas Martins Carvalho, Márcio Cavalheiro, Michel Silva Benites, Oneide Oliveira de Oliveira e Tiago da Silva Castilhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário