Escute a Rádio Ipê

Portfólio: Cezar Brites

create with flickr badge.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

O rádio em São Borja: Parte III - RÁDIO CONTINENTE AM

Texto extraído do livro Memórias Sobre a Imprensa em São Borja, organizado pela Profa. Dra. Cárlida Emerim.

Rádio Continente AM


Outra rádio AM de grande importância nesta história da imprensa em São Borja é a Rádio Continente. A história oficial desta emissora deveria remontar ao seu processo de concessão e a sua abertura oficial, ou seja, sua primeira transmissão. Porém, a pesquisa não conseguiu nenhuma referência sobre esses aspectos. O que se tem sobre essa rádio, foi fruto da entrevista realizada com Mário Aquino, um dos fundadores da emissora. O radialista Mário Aquino iniciou carreira no rádio em 1956, aos 14 anos, na cidade de São Francisco de Assis. Em 1959, transferiuse para São Borja juntamente com sua família e, de forma artesanal, fundou, com os irmãos Hiram Aquino e Mary Azambuja, a rádio Continente AM.

Mais velho que Mário, Hiram já havia trabalhado em rádios dos grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo o que afirma Mário, os irmãos aproveitaram o fato de São Borja ser terra de políticos importantes, o que na época, facilitava o acesso a publicações, discos e pessoas pertencentes aos movimentos das vanguardas musicais e culturais do país. A partir de amizades de pessoas influentes, Hiram tinha acesso aos principais lançamentos musicais do Brasil, antes mesmo de eles estourarem no próprio Rio Grande do Sul. Isso ocorria através de uma espécie de ponte-aérea que ligava Rio - São Paulo a São Borja, propiciando que ilustres artistas passassem pela cidade: “São Borja era um pólo cultural da região”, relembra Mário Aquino.

Mas, na programação da rádio Continente, não só se apresentavam artistas de vanguarda da época, como também eram valorizados os artistas locais. Entre eles, os fundadores da rádio, que atuavam criando personagens cômicos ou dramáticos na constituição das rádio-novelas e nos quadros em estilo esquete teatral que chamassem atenção dos ouvintes.

Em 1961 a rádio foi tirada do ar. Atualmente, a cidade de São Borja conta apenas com uma rádio AM em funcionamento, a Rádio Cultura e duas rádios FM, sendo uma delas convencional e a outra comunitária, representando uma experiência inovadora .

Nenhum comentário:

Postar um comentário